Praias paradisíacas, lagoa que encanta, cantos quase intocados e bairros históricos são alguns dos pontos turísticos em Florianópolis. A cidade, que recebe 2 milhões de turistas por ano, tem entre seus locais mais famosos atrações para todos os tipos de pessoas.
Aqui no blog já falamos sobre os passeios em Florianópolis. Se é a sua primeira vez por aqui, recomendamos a leitura deste artigo também!
A ilha tem muito a proporcionar e para auxiliar quem vem com pouco ou muito tempo, fizemos esta lista com 8 pontos turísticos para visitar na sua próxima estadia.
Neste texto, vamos mostrar detalhes sobre os seguintes pontos turísticos:
- Santo Antônio de Lisboa
- Centro
- Lagoa da Conceição
- Praias da cidade
- Ribeirão da Ilha
- Ilha do Campeche
- Costa da Lagoa
- Avenida Beira-mar norte
Preparado para criar o roteiro da sua viagem com os melhores pontos turísticos em Florianópolis?
1 – Santo Antônio de Lisboa
Um dos bairros mais antigos de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa existe como freguesia desde 1751.
O mar lá não é adequado para banho, mas com certeza isso não é um impeditivo para você amar o local. Respirando história, é possível visitar a igreja de Nossa Senhora das Necessidades, de 1752.
Além disso, você pode experimentar frutos do mar fresquinhos em algum dos restaurantes da região e passear pela orla, que também tem um pôr do sol de tirar o fôlego.
Em Santo Antônio, acontece uma das festas de carnaval mais tradicionais da ilha, o “Baiacu de alguém”, então se estiver por aqui nessa época, não deixe de presenciar o evento.
2 – Centro
O centro de toda cidade costuma contar um pouco da história e mostrar o charme local. Com Floripa não é diferente. É no centro que fica o Mercado Municipal, a Praça XV de Novembro, local da figueira centenária, e a praça Hercílio Luz.
O recém reformado Mercado Municipal de Florianópolis abriga lojas e restaurantes locais, é ideal para um chope no fim de tarde e para comprar souvenirs. Os restaurantes dali são, em geral, de frutos do mar, com muito peixe, camarão e berbigão.
Um fim de tarde no centro merece um pôr do sol inesquecível. Para isso, vá até a praça Hercílio Luz, de onde é possível observar a ponte de mesmo nome, cartão postal da cidade construída em 1920 e que está sendo reformada.
Para terminar o dia, nada melhor do que uma experiência gastronômica única. Aqui Blackpot você pode experimentar a sequência de fondue de carnes especiais que inclui camarão, lula e salmão, já eleita como uma das melhores sequências de fondue da cidade!
3 – Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é a queridinha dos turistas. Ela é de uma beleza natural ímpar e com lindas vistas do alto, como a do mirante Manoel de Menezes, no começo da Lagoa, e do mirante Ponto de Vista, logo depois da Praia Mole.
Mas não é apenas de vistas apaixonantes que vive a região. Lá você encontra praias como a Mole, Joaquina e Barra da Lagoa, além das famosas dunas da Joaquina, onde os visitantes podem praticar sandboard.
As praias são lindas e a Lagoa mais ainda, mas só visitando para entender a fascinação de quem conhece.
4 – Praias da cidade
Os pontos mais famosos de Florianópolis com certeza são as praias. No entanto, com mais de 42 opções, fica difícil dizer quais são as mais bonitas.
Entre as mais famosas, podemos citar Ingleses, Jurerê, Canasvieiras, Mole e Campeche. Mas a realidade é que todas elas merecem a sua visita!
Para se decidir, é importante conhecer as características delas e escolher aquelas que você acredita que merecem um dia no seu roteiro.
Aqui no blog temos um post que falam sobre as melhores praias de Florianópolis! Não deixe de conferir!
As praias de águas calmas incluem as da região norte da ilha, especialmente as da área de Jurerê Internacional, praia famosa pelo seu glamour e badalação. Ingleses e Canasvieiras também possuem águas tranquilas, mas, em geral, são mais cheias.
As praias do leste contam com muitas opções de esporte e, normalmente, possuem um mar mais agitado, com exceção da Barra da Lagoa. No sul, o mar costuma formar mais ondas, mas as praias de lá são conhecidas por serem as mais preservadas.
5 – Ribeirão da Ilha
A orla do Ribeirão da Ilha é famosa pela produção de ostras e pelos restaurantes que vendem a iguaria.
Mas além disso, a região pacata mostra muito da história da cidade, com arquitetura dos séculos XVIII e XIX muito preservadas.
O mar não é dos mais indicados para banho, mas quem visita o bairro, além de provar da culinária local, pode apreciar o sol se pondo por detrás do morro do Cambirela.
6 – Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche é o nosso paraíso particular em Florianópolis. Com águas cristalinas que lembram as das praias caribenhas, a Ilha recebe cada vez mais visitantes durante a temporada.
Ela é patrimônio arqueológico e paisagístico nacional e para preservar toda a natureza do local, o número de turistas que podem visitá-la por dia é restrito, algo em torno de 800 pessoas.
Então se você quer curtir o dia lá, é bom chegar cedo para pegar o barco. As embarcações saem do Campeche, Armação e Barra da Lagoa.
O horário de permanência na ilha é das 10h às 16h, nesse meio tempo, você pode fazer trilhas terrestres, subaquáticas ou simplesmente curtir uma das praias mais encantadoras de Florianópolis.
Aqui no blog temos um artigo completo falando sobre a Ilha do Campeche! Não deixe de conferir e já comece a planejar a sua visita para esse paraíso natural!
7 – Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa é um dos locais mais reclusos da ilha, considerada como reduto de rendeiras e pescadores que preservam a cultura açoriana. O acesso até ela se dá somente por barco ou trilhas, o que torna o lugar ainda mais especial.
Ao visitar a Costa, você pode almoçar em algum dos restaurantes da região e fazer a trilha até a cachoeira que existe por lá. Mas não se assuste se ela estiver com nível baixo de água, isso é comum em algumas épocas.
O caminho de barco até lá é um passeio à parte, que você pode fazer a partir do terminal lacustre ou do centrinho da lagoa. De qualquer maneira, não tem como não se apaixonar pelo local!
8 – Avenida Beira-mar Norte
A Beira-mar Norte á uma das avenidas mais famosas da cidade e ponto de entrada para a maioria dos turistas.
A ótima infraestrutura, que inclui calçadas largas para corridas e caminhadas, além de ciclovia para bicicletas, skates e patins, atrai muitos moradores locais e turistas, principalmente em dias de sol e nos finais de semana.
Durante o verão, acontece o projeto Floripa Tem, que proporciona aluguel de patins e bicicletas, além de outras atividades físicas.
O pôr do sol lá é incrível e vale a pena ser apreciado e registrado. Há diversas mesas e locais ao longo da avenida, onde as pessoas podem sentar e curtir o fim de tarde.
Resumindo os pontos turísticos em Florianópolis
Para você não se perder com tantos locais para visitar, lembre-se:
- Santo Antônio de Lisboa é um bairro histórico com muitos restaurantes e um pôr do sol lindo;
- No centro da cidade, você pode visitar o Mercado Municipal para tomar um chope e jantar no Blackpot;
- A Lagoa da Conceição possui belas vistas, praias e opções de esporte;
- Floripa tem 42 praias, as do norte com mar mais calmo e as do sul mais intocadas;
- O também histórico Ribeirão da Ilha é ótimo para provar as famosas ostras da cidade;
- A Ilha do Campeche é o nosso paraíso particular, o caribe florianopolitano e só é possível chegar lá de barco;
- A Costa da Lagoa é para aqueles que buscam um passeio de barco pela lagoa e podem aproveitar para conhecer a cachoeira da região;
- Por fim, a Avenida Beira-mar Norte tem opções de divertimento durante o verão e é ótima para uma pedalada ou caminhada.
Já decidiu quais pontos turísticos em Florianópolis vai conhecer? Compartilhe com os seus amigos essa lista e inclua o Blackpot nos seus locais a visitar, prometemos tornar a sua viagem ainda mais inesquecível!