Águas claras e de temperatura agradável, areia branca e fina e muita badalação, assim é uma das praias mais famosas de Florianópolis, a praia dos Ingleses, que os moradores e nativos da cidade chamam carinhosamente de zinga.

Se você está vindo pela primeira vez para Florianópolis, ou se já é visitante frequente da ilha, não importa, você com certeza já ouviu falar sobre a praia dos Ingleses. Mas afinal, por que tanta gente visita ela? E por que ela faz tanto sucesso entre brasileiros, argentinos e uruguaios?

Neste artigo, nós vamos te mostrar tudo o que tem para fazer na praia dos Ingleses e algumas dicas de como aproveitá-la ao máximo durante o verão, além de algumas curiosidades históricas do local.

Você vai descobrir:

  1. Características principais da praia dos Ingleses
  2. As dunas dos Ingleses 
  3. Trilhas para explorar
  4. O que fazer no centrinho dos Ingleses 
  5. Dicas para aproveitar melhor o verão na praia 
  6. Algumas curiosidades sobre os Ingleses

Pronto para explorar? Então leia o nosso texto.

 

1 – Características principais da praia dos Ingleses


 

A praia dos Ingleses, distante 35 km do centro de Florianópolis, possui uma ótima estrutura com hotéis, bares, restaurantes, quiosques, música ao vivo, sendo uma praia muito movimentada, especialmente por famílias brasileiras e estrangeiros, de países como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Lá é possível encontrar muitos locais com atendentes que falam tanto português quanto espanhol, tamanho é o fluxo de turistas estrangeiros.

A água do mar é mais calma do lado direito e com boas ondas para os surfistas do lado esquerdo, o que faz com que ela seja boa tanto para crianças como para adultos e praticantes do surf.

O bairro dos Ingleses é o distrito de praia com o maior número de moradores da ilha, ultrapassando 15 mil pessoas. Parece quase uma cidade a parte em Florianópolis, e com tanta coisa para fazer na região você vai ter exatamente esse sentimento.

Na alta temporada, ela é muito movimentada, então quem quer um pouco mais de sossego pode tentar procurar um dos cantos da praia, que possui cinco km de extensão. Mas quem gosta de agito, pode aproveitar alguma das várias atividades para fazer no local, além de curtir o sol e um banho de mar!

praia dos Ingleses

 

2 – As dunas dos ingleses


 

Uma das principais atrações da praia dos Ingleses são as dunas, onde os visitantes podem alugar uma prancha de sandboard e se divertir durante o dia. Tudo que você precisa é de um pouco de equilíbrio e vontade de desbravar o local.

Na realidade, há duas dunas na região. A menor e mais frequentada faz divisa com a praia do Santinho e possui 7 km de extensão. A maior duna contorna a região do Rio Vermelho e termina na praia do Moçambique.

Seja qual for a escolha, vale a pena visitar as dunas e ter uma visão panorâmica da praia e aproveitar para tirar várias fotos do local. Apesar de não serem tão famosas quanto as dunas da Joaquina, vale a pena conhecê-las!

 

3 – Trilhas para explorar


 

Quem gosta de caminhar para explorar as belezas naturais da cidade tem duas ótimas opções na praia dos Ingleses.

A primeira é a trilha da feiticeira, que liga a praia dos ingleses à praia Brava. Para fazer ela, é preciso ir até o canto oeste dos Ingleses, onde fica o seu início. Da trilha, você tem uma vista panorâmica das praias Brava, Ingleses e da Ilha do Arvoredo.

Ela tem mais ou menos dois km de extensão, seis córregos de água doce e o seu percurso leva em média 50 minutos. Como o caminho por vezes some entre as rochas, ela é recomendada para quem tem algum conhecimento em trilhas, apesar de não exigir nenhum preparo físico específico.

A trilha mais fácil de se fazer para quem não tem muita experiência é a do Costão dos Ingleses, também conhecida como caminho do engenho. Usada para acessar plantações, nela foi construída em 1850 um engenho de açúcar, cujas ruínas ainda podem ser vistas por quem faz a trilha.

O caminho começa no canto direito da praia, próximo às dunas, leva em média 30 minutos, possui três fontes de água doce para quem quer se refrescar e tem pouco mais de 1,5 km de extensão.

Para as trilhas, lembre-se de levar, protetor solar, repelente, água e, claro, uma câmera para registrar os momentos e as vistas excepcionais.

 

4 – O que fazer no centrinho dos Ingleses


 

Uma das coisas que faz com que você se sinta em uma cidade a parte nos Ingleses é o fato de existir um grande movimento de comércio no bairro.

O centrinho dos Ingleses é o point pela noite, quando fica lotado de turistas durante o verão. Lá você encontra lojas de souvenirs, acessórios de praia, e claro, muitos bares e restaurantes.

A dica é ter paciência devido ao grande número de pessoas que frequentam o local e aproveitar para explorar as lojinhas com artesanato local.

 

5 – Dicas para aproveitar melhor o verão na praia


 

No canto direito da praia, indo em direção à praia do Santinho, há o museu das oficinas líticas. Nesse museu a céu aberto, que fica no Parque Arqueológico dos Ingleses e do Santinho, é possível ver uma apresentação sobre como grupos pré-coloniais poliam instrumentos de pedra.

Aproveitando a visita, você pode ir ao Santinho e conhecer as pinturas rupestres feitas entre mil e quatro mil anos atrás. Floripa tem um dos mais ricos acervos rupestres do mundo, além das pinturas da praia do Santinho, há outras na Ilha do Campeche.

Também próxima aos Ingleses está a praia Brava, uma das mais lindas da ilha e relativamente mais tranquila que os Ingleses durante a temporada, apesar de ser bem movimentada também.

Durante a alta temporada, há passeios de banana Boat nos Ingleses para quem curte uma aventura em alto mar.

A praia é disputada no verão, você vai ver pessoas praticando esportes como frescobol, taco, bets, vôlei e  tejo, uma espécie de bocha argentina que faz muito sucesso entre os hermanos.

Lá também tem canoagem, mergulho e arvorismo. Para os mais radicais, é possível fazer um passeio de quadriciclo que começa no Santinho e vai até os Ingleses. Basta escolher a atividade que mais combina com você, opção não falta!

 

6 – Algumas curiosidades sobre os Ingleses


 

Para quem é curioso, a praia dos Ingleses tem muita história! O nome dela foi dado por causa de um naufrágio de um navio inglês na região, ocorrido entre 1638 e 1737, descoberto em 1989 graças a um mergulhador que encontrou uma jarra de cerâmica, que serviu como pista para arqueólogos e historiadores

No inverno, a praia recebe festas religiosas e apresentações folclóricas. A pesca da tainha também acontece neste estação, uma importante atividade econômica da população nativa. Inclusive, a praia é recordista de lance de tainha, já chegaram a ser recolhidos 80 mil peixes da espécie em um só lance.

 

7 – Recapitulando tudo sobre a praia dos Ingleses


 

Um resumo final para você aproveitar ao máximo a sua visita à praia dos Ingleses:

Pronto para explorar o máximo de Florianópolis? Aproveite e conheça o restaurante Blackpot durante a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.