Ao visitar Florianópolis, você vai perceber que é difícil decidir qual é o lugar mais bonito da cidade, mas entre as belezas da ilha de Santa Catarina, a Lagoa da Conceição é com certeza um dos locais que vai te conquistar.

Na Lagoa da Conceição, você pode passear de barco, praticar esportes, conhecer a cultura local e aproveitar para desfrutar de algumas das mais belas praias e trilhas da cidade.

Neste texto, nós vamos te mostrar algumas das atrações da região, que envolvem:

  1. Esportes
  2. Pontos turísticos
  3. Praias 
  4. Trilhas
  5. Artesanato e cultura local 

Pronto para montar o seu roteiro de passeio pela Lagoa da Conceição?

 

1 – Esportes


 

A região da Lagoa da Conceição é ótima para quem busca praticar algum esporte ao ar livre, seja na água, na areia ou até mesmo no ar. Lá você encontra aluguel de equipamentos e aulas de stand up paddle, windsurf, kitesurf e caiaque.

As dunas da Joaquina, que se estendem da praia até a avenida das Rendeiras, é um local de prática do sandboard, onde você pode alugar uma prancha e aproveitar o dia todo para praticar o esporte.

O lugar mais comum da atividade é nas dunas ao lado da praia da Joaquina, mas é possível praticar o esporte em algumas partes da avenida das Rendeiras, via que margeia parte da Lagoa.

No morro da praia Mole é onde acontecem os voos de parapente. A rampa de onde eles partem fica na metade da trilha para a praia do Gravatá e de lá é possível observar do alto as praias Mole e Galheta, uma visão privilegiada.

 

2 – Pontos turísticos


 

A Lagoa da Conceição é cheia de locais históricos e atrativos turísticos. Entre eles, resolvemos destacar esses dois, o mirante, por ser um ponto popular entre turistas, e a Costa da Lagoa por ser um lugar mais calmo e reservado.

 

Mirante

O mirante Manoel de Menezes, um dos mais famosos da cidade, está localizado no alto do Morro da Lagoa e tem uma ótima vista panorâmica da região.

Lá você consegue ver boa parte da lagoa, das dunas, da avenida das Rendeiras e até mesmo o mar da praia Mole e da Joaquina. Esse é um local quase obrigatório para os turistas que visitam a cidade.

Além de tudo, há uma luneta para observar de forma mais detalhada, mas é cobrada uma taxa de uso.

 

Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é uma antiga vila de pescadores que permanece em uma parte mais isolada da ilha. O acesso só é possível via barco ou trilha terrestre.

Entre os atrativos locais estão restaurantes, alguns caseiros, com frutos do mar e a cachoeira da Costa da Lagoa, que tem uma água gelada ideal para refrescar nos dias mais quentes.

Mas não fique decepcionado se você não a encontrar cheia, algo comum em épocas com menos chuva, ainda assim o passeio valerá a pena pelo caminho no meio da natureza.

 

3 – Praias


 

Na região da Lagoa, há três praias principais: a Mole, a Joaquina e a Barra da Lagoa.

A Barra da Lagoa possui um mar mais calmo, ideal para famílias com crianças, onde em algumas épocas do ano é possível observar golfinhos. Ao lado da Barra da Lagoa está a Prainha do Leste, uma pequena faixa de areia com um mar também calmo, mas que atrai pelo aconchego.

A Prainha do Leste é caminho para uma micro trilha que leva até as piscinas naturais da Barra da Lagoa, que na verdade é um costão em mar aberto que em alguns dias tem uma água calma e propícia para mergulhar e explorar a natureza marítima.

As praias Mole e Joaquina são mais frequentadas por jovens, pessoas que curtem festas e surfistas. Com mar mais bravo, mas água igualmente linda, as praias atraem pela beleza local e infraestrutura suficiente para aproveitar o dia.

Estar na região da Lagoa da Conceição significa poder visitar algumas das melhores praias de Florianópolis e também aproveitar para fazer alguma trilha.

 

4 – Trilhas


 

Quem gosta de uma boa caminhada tem diversas opções de trilhas na região da Lagoa da Conceição.

A trilha do Gravatá leva em média meia hora e tem um nível de dificuldade médio. A praia tem extensão de apenas 60 metros, mas é um local de areia bem fina, branca e macia, um ótimo lugar para passar o dia em contato com a natureza e em paz.

Na praia Mole é possível fazer uma pequena trilha no canto esquerdo que leva até a praia da Galheta, uma praia de nudismo opcional, mas muito preservada por fazer parte do Parque Municipal da Galheta.

Outra trilha conhecida é a da Barra da Lagoa até a Galheta, que leva em média duas horas, com nível de dificuldade médio. Essa é uma trilha para quem gosta de vistas panorâmicas exclusivas, podendo observar do alto as praias da Barra, Moçambique, a reserva do Rio Vermelho e a própria Lagoa. No meio do caminho, no alto do morro, está localizado o Farol da Barra da Lagoa, ponto alto do percurso.

Por fim, há uma trilha maior, a do caminho da Costa da Lagoa, que leva em média 4 horas. Apesar de longa, a maior parte da trilha é feita em terreno plano, passando por sete vilas e alguns engenhos que restam no local. História pura em meio à natureza!

Quem não quiser fazer o caminho de volta, pode pegar um barco até o ponto inicial da trilha, o final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.

 

5 – Artesanato e cultural local


 

A cultura e o artesanato local também são marcas fortes da Lagoa da Conceição. Ao longo da avenida das Rendeiras, você vai encontrar diversas lojas onde poderá comprar rendas de bilro em forma de vestido, toalhas, cortinas e roupas em geral.

Essas rendas são típicas da cultura açoriana, que não deixou somente o artesanato, mas um folclore local com histórias sobre bruxas, lobisomens e outros.

Florianópolis é conhecida como ilha da Magia não só pelas belezas naturais, mas também por essas lendas, histórias de benzedeiras e folclore regional. Uma dessas lendas é a da Lagoa da Conceição.

 

Lenda da Lagoa da Conceição

Conta a história que havia uma bruxa chamada Conceição que se apaixonou por um índio de nome Peri. Os encontros aconteciam às escondidas, pois esse era um amor proibido, mas um dia uma bruxa os viu e espalhou a história para as demais.

A punição foi transformar Peri em uma lagoa, o que deixou Conceição tão triste que as lágrimas da bruxa formaram a Lagoa da Conceição, por isso sua água é salobra.

 

Recapitulando tudo sobre a Lagoa da Conceição


 

A Lagoa da Conceição é um lugar cheio de história, cultura local, muitas atrações esportivas, praias e trilhas para você curtir por vários dias. Para aproveitar ao máximo:

Preparado para explorar a Lagoa da Conceição? Torne sua visita à Florianópolis ainda mais inesquecível e venha fazer uma visitinha ao Blackpot!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.