Quem é de Floripa já deve ter ouvido a frase “a vida é dura, mas a praia é mole”. Para quem é de fora, essa é uma boa pista do que esperar ao conhecer a praia Mole. Com areia fofa e mar agitado, ela é um lugar para sossegar e aproveitar um dia animado.

Localizada entre a Barra da Lagoa e a Joaquina, a praia é uma das mais famosas da ilha e uma das prediletas dos surfistas, por causa das suas águas claras e agitadas.

O lugar também é muito frequentado por gente jovem em busca de diversão. Quem visita a Mole pode fazer trilhas, apreciar vistas maravilhosas, voar de parapente ou simplesmente relaxar e curtir um excelente dia de praia.

Neste post vamos falar sobre os seguintes motivos para você incluir a praia Mole no seu roteiro de viagem:

  1. Curtir uma praia única
  2. Aproveitar a animação da região 
  3. Conhecer a praia da Galheta 
  4. Fazer a trilha do Gravatá
  5. Praticar esportes
  6. Visitar o mirante da Praia Mole 

Curioso para conhecer um dos locais mais espetaculares de Floripa?

 

1 – Curtir uma praia única


 

A praia Mole  possui mais ou menos um quilômetro de extensão e sua areia fofa faz com que uma pequena caminhada já exercite bem as pernas.

No lado direito, na pedra do dragão, que tem um formato que remete ao ser mitológico, é possível nadar em uma piscina natural que eventualmente se forma ali.

O mar da praia é um dos mais agitados da ilha, por isso não é indicado para crianças. Se você for arriscar um mergulho, tome cuidado, pois a profundidade da água muda abruptamente. Por ter um mar perigoso, há na praia um dos postos de salva-vidas mais bem equipados da cidade.

Apesar da estrutura fraca, se comparada com outras praias como Jurerê Internacional, ainda é possível se divertir muito e ter acesso ao básico, como comida, água, cerveja e banheiros. Também há aluguel de guarda-sol e cadeiras.

Praia mole em Floripa

 

2 – Aproveitar a animação da região


 

A praia é uma das mais animadas da ilha. Durante o verão, os quiosques costumam tocar música o dia todo. Ela é frequentada especialmente por pessoas jovens, animadas, esportistas e LGBTs.

O Bar do Deca, que fica no canto esquerdo da praia, é um dos mais famosos do local, e é conhecido por atrair o público LGBT. Durante o carnaval, é lá que acontece uma das festas mais prestigiadas da ilha e que atrai turistas do país todo.

A noite na praia também é muito animada, os bares de lá costumam fazer festas e pocket shows durante o verão. Na região, há também diversos hostels, que promovem inúmeras festas, o que colabora com a fama de badalada que a Mole tem.

 

3 – Conhecer a praia da Galheta


 

Do lado esquerdo da praia Mole, logo depois do Bar do Deca, começa a trilha para a praia da Galheta. Ela é uma praia de nudismo opcional, e bem mais calma e vazia que a Mole. Então se você quiser descansar do agito e conhecer mais uma das belezas da ilha, vale a pena visitá-la.

A trilha não leva mais de 15 minutos para você chegar em um lugar excepcional. A praia fica dentro do parque municipal da Galheta, o que a torna extremamente preservada. No meio dela, você encontra um cano de onde sai água potável e pode ser usado como ducha.

Como a praia é relativamente vazia, há apenas um ou dois quiosques durante a temporada, por isso é bom se planejar e levar água e comida.

A conexão com a natureza na Galheta é imensa, no verão, dependendo da nitidez da água, é possível observar os peixinhos nadando. No inverno, ela já recebeu a visita de um leão-marinho.

Praia da Galheta

 

4 – Fazer a trilha do Gravatá


 

O Gravatá tem uma trilha mais longa e que demanda um pouco mais de energia do que a Galheta. Ela dura em média meia hora e termina em uma pequena enseada. O caminho começa um pouco antes da praia Mole, na rua que dá acesso à rampa de decolagem de voos de parapente.

A parte mais especial do trajeto é o pico do morro, onde é possível observar as praias Mole e da Galheta lá do alto. É desse ponto que saem os voos duplos da região, uma vista extraordinária e inesquecível.

Chegando na praia do Gravatá, que tem apenas 60 metros de extensão, você vai se deparar com um grande sossego. É possível subir nas pedras da parte direita da praia para observar melhor o mar e a continuação do morro, mas sempre com muita cautela.

O único sinal de estrutura que você vai encontrar lá são algumas casinhas de pescadores, por isso, vale a mesma dica da trilha da Galheta, leve água e comida para aproveitar o seu dia por lá.

 

5 – Praticar esportes


 

Os amantes de esportes são apaixonados pela região da Lagoa da Conceição, especialmente pela Joaquina e pela Mole. Nesta, os dois principais atrativos são o surf e os voos de parapente.

A praia é tão perfeita para pegar ondas que já foi até sede de etapas de diversos campeonatos de surf.

Já quem prefere ter uma experiência única, pode voar de parapente a partir do morro entre a praia Mole e o Gravatá. As saídas só ocorrem em dias com vento em condições adequadas para voo, então é preciso conferir na data se o passeio será possível.

Foto de Eduardo Nogueira - Flickr

 

6 – Visitar o mirante da Praia Mole


 

A região da Lagoa da Conceição tem algumas das mais belas vistas da cidade. Uma delas está no mirante Ponto de Vista, mais conhecido como mirante da praia Mole, que fica na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, número 1747.

Do mirante, você consegue ver, além da Lagoa da Conceição, as dunas da Joaquina, a praia do Moçambique e parte da Barra da Lagoa. Se você quiser observar tudo com mais detalhes, é possível utilizar um binóculo pago disponível no local.

O local é perfeito para tirar vários fotos e curtir o sol se pondo atrás do morro da Lagoa. Lá você também encontra cafés e lojas de souvenirs, caso queira levar alguma lembrança especial para casa.

 

Recapitulando os motivos para conhecer a Praia Mole


 

A Praia Mole tem atrações para você curtir um dia todo pela sua região. As suas belezas incluem:

Depois de admirar tantas belezas em um dia, que tal passar uma noite mais especial ainda? Reserve seu jantar aqui no Blackpot e conheça o nosso sabor único!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.