Jurerê internacional é um dos bairros mais conhecidos de Florianópolis, seja pela exuberância das mansões, pelas festas famosas ou pela praia tranquila. Mas o que muitos não sabem é que a urbanização e a preocupação com o meio ambiente são as bases da concepção do bairro, o que faz dele um lugar especial para ser visitado.

Entre os reconhecimentos que já ganhou estão o prêmio de praia do ano em 2007, de acordo com a revista Brazil Travel News, e o destino mais valorizado do litoral brasileiro, em 2008, pelo Guia Exame de Investimentos pessoais.

Isso tudo mostra que Jurerê Internacional é uma das suas paradas obrigatórias quando estiver em Florianópolis.

Neste texto vamos te mostrar tudo sobre:

  1. Praia de Jurerê Internacional 
  2. Praias vizinhas 
  3. Estrutura 
  4. Bares e festas 
  5. Curiosidades sobre o bairro 

Pronto para conhecer um dos points mais famosos da ilha?

 

1 – Praia de Jurerê Internacional


 

A praia de Jurerê fica no norte da ilha, entre Canasvieiras e o Forte, possui 3 km de extensão, faixa de areia de 6 a 80 metros e é uma das melhores praias de Florianópolis.

Em geral, a água é morna e bem parada, porém, em dias com vento nordeste, é possível que o mar fique um pouco mais agitado e com algumas ondas pequenas, mas nada que impeça um banho de mar.

A praia conta com uma das melhores estruturas da cidade. É possível alugar cadeiras e guarda-sóis e há quiosques com alimentação e bebida, onde você pode encontrar até mini espumantes para entrar no clima do bairro.

Outra prova da boa estrutura são os bolsões de estacionamento gratuitos, que ficam próximos à avenida dos Búzios. Durante a temporada, é bom chegar cedo para curtir a praia e conseguir um lugar para deixar o carro.

Apesar de possuir uma das hospedagens mais caras da ilha, a praia continua sendo democrática e acolhendo bem todos os turistas.

Jurerê Internacional - Foto de Tiago Vidal Dutra

 

2 – Praias vizinhas


 

Floripa tem muita história para contar e visitar Jurerê é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre a cidade. Na divisa entre Jurerê e a praia do Forte, você encontra a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Ela foi construída no século XVIII para defender o litoral de Santa Catarina, junto com outras duas fortalezas, a de Santa Cruz de Anhatomirim e a de Santo Antônio de Ratones.

A Universidade Federal de Santa Catarina é a responsável pela administração do local, que funciona como um museu, atualmente. Lá é possível visitar o quartel da antiga tropa, a casa do comandante e o paiol de pólvora, onde há uma exposição de fotografias contando a história da restauração do local.

Além da fortaleza, é possível visitar Canajurê, que fica do outro lado de Jurerê Internacional. Essa é uma praia igualmente calma e com águas tranquilas. Ela possui apenas 100 metros de extensão, mas é ótima para curtir um pôr-do-sol.

Fortaleza - Foto de Eduardo Paiva Campina

 

3 – Estrutura


 

A estrutura do bairro é um dos pontos fortes, com vários restaurantes, bares, hotéis, lojas e casas para alugar durante a temporada.

A hospedagem em Jurerê Internacional costuma ser das mais caras, mas é possível se hospedar em outros bons hotéis na cidade, alguns deles no norte da ilha.

Uma das principais atrações do bairro é o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto, construído em um calçadão próximo à prédios residenciais. O local é feito para a família toda e tem boas opções de diversão para as crianças, com brinquedos e entretenimento.

Para os adultos, há cafés, restaurantes, lojas, entre outros. O Open Shopping também é um local famoso por receber eventos culturais como o Jurerê Jazz, o festival de sapateado e o festival de inverno. Esse é um ótimo passeio de fim de tarde e noite para conhecer melhor o bairro.

 

4 – Bares e festas


 

As festas de Jurerê Internacional são conhecidas por seu luxo e alto padrão. No ano novo, é lá que estão a maioria das celebrações mais disputadas e também mais caras.

O réveillon na praia é tão famoso que é um dos mais lotados em Florianópolis. Todo ano, milhares de turistas e nativos vão para lá, armam barracas e levam suas próprias bebidas para celebrar a virada do ano.

Quem prefere comodidade e não quer se preocupar, opta por festas exclusivas de lugares como Taikô e Café de La Musique.

Entre as casas de festa famosas de Jurerê estão a Milk, o P12, a exclusiva Posh e a Pacha. Esses locais são palco de shows nacionais até eventos com DJs internacionais, como David Gueta e Bob Sinclair, que acontecem especialmente durante a temporada.

Mas o charme de Jurerê vai muito além das festas e baladas. Quem quiser conferir as principais atrações do bairro quando estiver por aqui, incluindo os eventos do Open Shopping, pode acessar esta agenda.

 

5 – Curiosidades sobre o bairro


 

História

O nome Jurerê tem origem indígena, que vem da nomeação que os índios carijós deram para o canal entre ilha e continente, Y-Jurerê-Mirim, traduzido como Boca D’água Pequena.

No princípio, toda a área era reconhecida como Jurerê apenas, o que mudou em 1980. Metade do bairro foi loteado e transformado em um empreendimento imobiliário, Jurerê Internacional, já o outro lado ficou conhecido então como Jurerê Tradicional.

Em 1982, a  empresa Habitasul começou a desenvolver o projeto de um open resort focado em segurança e sustentabilidade, o que hoje conhecemos como Jurerê Internacional.

 

Sustentabilidade

Toda a beleza natural do local precisava ser preservada. Para isso, a construção do bairro foi totalmente planejada desde o início, por essa razão ele tem uma densidade demográfica 30% menor do que o autorizado pelo plano diretor da cidade.

É possível ver a preocupação com o meio ambiente já na entrada da SC-402, rodovia que dá acesso à algumas praias do norte da ilha. Lá você vê a Estação Ecológica de Carijós, uma unidade de conservação que protege a vegetação local de manguezal e restinga.

O planejamento, arborização, limpeza e sustentabilidade fazem parte de um projeto de bairro que tem a preservação do meio ambiente e segurança como preocupações principais. O bairro é tão seguro que todas as casas e mansões não têm muro.

Todo esse ambiente remete aos bairros dos Estados Unidos, por isso Jurerê ganhou apelidos como o de ‘miami brasileira’. Vale a pena passear pelo bairro e observar as casas mais impactantes da cidade.

 

Recapitulando


 

Para melhor aproveitar o seu passeio por Jurerê Internacional fique atento às seguintes dicas:

Conhecer Jurerê Internacional é uma experiência incomparável. Para continuar sua viagem pela ilha com momentos únicos, visite o Blackpot!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.