Santa Catarina é um destino encantador não apenas por suas lindas praias e paisagens, mas também por seu lado aventureiro, que igualmente chama a atenção dos turistas. As praias em território catarinense têm diversos caminhos para se percorrer, são inúmeras as trilhas em Florianópolis.

Algumas delas podem ser percorridas a pé, outras, por sua vez, podem tranquilamente ser feitas de bicicleta. Além disso, há trilhas em Florianópolis para todos os gostos, desde aquelas que apresentam baixo nível de dificuldade até as que demandam um bom preparo físico.

No artigo de hoje vamos falar sobre esses locais que chamam a atenção dos turistas mais aventureiros e daqueles mais tranquilos também.

Gostou do assunto? Parece interessante? Então, continue lendo para descobrir:

  1. Trilha das Piscinas Naturais
  2. Trilha do Gravatá
  3. Trilha da Costa da Lagoa
  4. Trilha da Lagoinha do Leste
  5. Trilha do Saquinho
  6. Trilha da Galheta
  7. Como aproveitar as trilhas em Florianópolis?

…. Tudo isso e muito mais!

Pronto para o artigo? Então, vamos lá!

 

1. Trilha das Piscinas Naturais


 

O início dessa trilha se dá na Barra da Lagoa. Essa é uma trilha em Florianópolis que é bastante leve e rápida, com aproximadamente 40 minutos de duração. Ela apresenta uma particularidade: praticamente toda o trajeto é feito dentro da mata e, durante o percurso, há várias trilhazinhas que saem no mar – um convite para quem quer desbravar novas paisagens!

A vista é, de fato, incrível e super convidativa para se descer até as piscinas naturais. Para quem resolve ir para a região, esse é um passeio imperdível.

 

2. Trilha do Gravatá


 

Para quem não tem experiência com trilha, a do Gravatá é a mais indicada. Ela é leve e curta, com o seu começo na Lagoa da Conceição. O restante do caminho é bem aberto e tranquilo.

Uma curiosidade: logo no final da trilha você vai encontrar uma casinha de madeira onde mora um senhorzinho simpático, que leva uma vida simples, vive da pesca e dos alimentos que ali planta. Passando esse local, surge a Praia do Gravatá que é incrível, com suas águas calmas, cristalinas e de um azul que brilha com o sol. Uma trilha em Florianópolis quase que obrigatória!

 

3. Trilha da Costa da Lagoa


 

A trilha da Costa da Lagoa tem uma extensão de 7 km. Ao longo dela, há 21 pontos, que são locais nos quais o barco para, pois a chegada até a Costa da Lagoa pode ser feita tanto de barco quanto pela trilha mesmo. Cada um dos pontos citados possui um restaurante para aquela parada estratégica para se hidratar ou até almoçar, antes de seguir viagem.

O local tem uma história bastante interessante. A Costa da Lagoa foi colonizada por volta de 1750. Um dos atrativos é o casarão da dona Lóquinha, construído por escravos em 1780. Hoje, ele é tombado pelo patrimônio histórico.

Essa trilha tem uma particularidade. Até o ponto 3, ela pode ser feita de carro ou, como há os pontos do barco, você pode optar em fazê-la caminhando até a costa e, na volta, pegar o barco, conhecendo a localidade das duas formas: a pé e pelas águas.

 

4. Trilha da Lagoinha do Leste


 

Dentre as trilhas em Florianópolis que iremos apresentar, a da Lagoinha do Leste é a mais famosa. Ela oferece uma vista espetacular da região sul da ilha, abrangendo a lagoa e a praia da Lagoinha do Leste.

O trajeto até a praia é bem sinalizado e conta com boa estrutura. Para quem gosta de uma boa caminhada, é o passeio ideal, pois são 60 minutos de caminhada com subidas, que fazem com que a trilha seja de nível moderado e um pouco cansativa.

Por ser uma trilha bastante famosa, não se espante se encontrar no caminho gente vendendo bebida e, ainda, algumas barraquinhas. Assim como a trilha da Costa da Lagoa, a da Lagoinha do Leste também possibilita que um dos percursos seja feito de barco.

Uma dica importante aqui é ir até o ponto alto, que fica no começo da trilha para a Pedra da Coroa, que é de onde se tem uma vista icônica da região.

 

5. Trilha do Saquinho


 

Essa é uma das trilhas em Florianópolis mais interessantes e, ao mesmo tempo, menos conhecidas. Ela fica bem ao sul da ilha e tem seu início na Praia da Solidão. Ao contrário de outras, que têm a natureza como cenário, o caminho da Trilha do Saquinho é coberto de cimento, tendo em vista que os caminhos levam a uma localidade habitada por 20 famílias. Super gostosa, a trilha ajuda a mostrar um pouco da cultura de quem vive no local.

 

6. Trilha da Galheta


 

Essa é uma trilha bastante longa que demanda um certo preparo físico. São duas horas de caminhada para chegar até uma praia belíssima. A trilha que leva até a praia da Galheta pode ser feita conforme o ritmo desejado pelo caminhante.

O caminho mais curto para chegar até a praia é fazer a trilha da Galheta pela Praia Mole. O mais longo, contudo, é pela Barra da Lagoa e a própria chamada trilha da Galheta é um percurso médio até a praia. A diferença entre as trilhas é a vista que é diferenciada.

A praia da Galheta é uma praia naturista, porém, tirar a roupa não é obrigatório. Importante não se esquecer de levar bastante água para tomar durante o percurso, pois, ao chegar na praia, isso será necessário: o local é simples e não possui comercialização de comidas e bebidas.

 

7. Como aproveitar as trilhas em Florianópolis?


 

Além de dicas de trilhas, é importante saber como aproveitá-las da melhor forma. Recomenda-se que ao fazer uma trilha se use roupas leves, de preferência com fibras naturais como o algodão. Nos pés, o uso de sapatos confortáveis é fundamental.

Pensar nas cores das roupas é outra dica importante. Roupas com cores claras são ideais por não absorverem tanto calor. Entretanto, nas trilhas mais complicadas, no meio do mato fechado, é melhor usar cores fortes, pois facilitam a identificação em caso de se estar em um grupo e se perder.

Além de uma mochila com itens básicos, a água não pode faltar para ir se hidratando ao longo do percurso, bem como lanterna para casos de lugares de mata muito fechada.

Outro aspecto importante diz respeito à alimentação no dia anterior à trilha. Comer carboidratos e não descuidar da alimentação durante o passeio para recompor a energia durante a caminhada é fundamental.

 

8. Recapitulando tudo sobre as trilhas em Florianópolis


 

Além de aproveitar o sol e o mar, há as variadas trilhas em Florianópolis que você precisa conhecer em sua próxima viagem!

Agora que você já sabe mais sobre elas, confira nossa recapitulação para não se esquecer de nenhum detalhe:

Agora é sua vez!

Agora que você já conheceu tudo sobre as trilhas de Florianópolis, o que acha de incluir essa opção em seu roteiro? Com certeza você vai aproveitar e muito cada uma das trilhas e suas belas paisagens!

Ah, e quando conhecer os locais, não deixe de compartilhar com a gente um pouco da experiência – estamos ansiosos para saber o que você vai achar! Escreva tudo aqui nos comentários, ok?

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Basta escolher sua rede social favorita e clicar no link abaixo!

Eles irão adorar conhecer mais sobre as trilhas de Florianópolis!

E, depois de um dia de trilhas e caminhadas, um jantar de qualidade é fundamental. Então não deixe de conhecer o Blackpot, que está estrategicamente localizado no centro de Florianópolis. Aguardamos a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.