A Praia do Forte está localizada no norte da Ilha de Santa Catarina. É uma praia agradável, que possui águas calmas e um ambiente mais familiar. É o local ideal para quem busca tranquilidade com a família ou os amigos.

O nome da Praia do Forte provém de ruínas bem conservadas de uma fortaleza, situada sobre um costão. Ela foi desativada em 1935 e três anos depois foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Quer conhecer mais sobre essa linda praia? No artigo de hoje, vamos contar tudo sobre os encantos da Praia do Forte ajudando você a decidir-se por conhecer pessoalmente o local que é uma das grandes belezas de Florianópolis.

Gostou do assunto? Parece interessante? Então, continue lendo para descobrir:

  1. A história da Praia do Forte
  2. Onde ficar na Praia do Forte?
  3. Atrativos da Praia do Forte
  4. Onde comer na Praia do Forte?
  5. Praias próximas que merecem ser visitadas

…. Tudo isso e muito mais!

Pronto para o artigo? Então, vamos lá!

 

1. A história da Praia do Forte


 

A Praia do Forte tem uma linda história, a qual se confunde com a história do Forte São José da Ponta Grossa. Foi essa construção que deu início à habitação no local. No período de construção e utilização da fortaleza, uma comunidade se organizou e se desenvolveu, dedicando-se à pesca, à agricultura e aos trabalhos junto ao forte. O início da construção militar ocorreu em 1740 e levou quatro anos.

A história do local também é marcada por um ataque à cidade de Florianópolis, que foi promovido em 1777 pela coroa espanhola. Os Espanhóis mantiveram controle sobre a Ilha de Santa Catarina até o ano seguinte, quando o tratado de Santo Ildefonso assegurou o território de volta aos portugueses.

Nesse contexto, podemos citar o abandono da fortaleza ocorrido no fim do século XIX, o que ocorreu após alguma ocupação durante a Revolução Federalista (1893). Ocupações irregulares, por sua vez, começaram a aparecer no seu entorno e, já em ruínas, foi tombada pelo antigo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.

Desde 1987, a Praia do Forte está cadastrada como sítio arqueológico protegido por lei federal. Nesse período, algumas casas e pequenos comerciantes surgiram no local, mantendo as características de simplicidade e tranquilidade.

A Praia do Forte pertence ao Distrito de Canasvieiras e localiza-se ao Sul da Praia de Jurerê, ficando a 25 km do centro de Florianópolis. Ela possui 400 metros de extensão e sua largura varia de 2 a 15 metros.

 

2. Onde ficar na Praia do Forte?


 

A Praia do Forte é uma excelente opção para visitação, mas também tem espaços para alugar para quem quiser desfrutar de alguns dias de paz e serenidade, entretanto, não será possível encontrar hotéis ou pousadas no local.

Para se hospedar nessa área, a opção é alugar uma casa durante a temporada. Aqui vale uma dica: são poucas as casas construídas nessa praia, então, ao decidir por esse destino, é fundamental programar-se com antecedência, pois a busca por uma casa poderá ser um pouco morosa.

 

3. Atrativos da Praia do Forte


 

O local simples e tranquilo é bastante famoso por sua areia branquinha, suas águas mansas e límpidas e de temperatura muito agradável. A Praia do Forte é uma pequena praia e seus limites vão desde a face sul da Ponta Grossa até um conjunto de pedras que a separa da Praia da Ponta Grossa.

Ela já foi uma praia voltada para a pesca, mas hoje é um local de recreio com a possibilidade da realização de atividades esportivas. Além disso, compõe o Complexo Turístico de Jurerê Internacional.

Cabe ressaltar um detalhe: a rua que leva até a beira da praia é estreita, sinuosa e inclinada. Assim, para chegar até ela, é preciso ir até o canto esquerdo da Praia de Jurerê Internacional e seguir pela rua que passa em frente ao clube P12. É um encantador passeio que exige cuidado, tendo em vista que o caminho é bem estreito e sinuoso.

Para quem gosta de praticar exercícios, o mar calmo permite a prática de natação e, também, andar de caiaque. Além disso, há infraestrutura para locação tanto de barracas quanto de cadeiras e guarda-sol. Tudo para passar um dia bastante agradável nesse destino!

 

4. Onde comer na Praia do Forte?


 

Como vimos, a Praia do Forte é um local bastante simples e acolhedor no que diz respeito à totalidade de sua estrutura, o que faz com que as opções de alimentação sigam esse mesmo propósito.

Você encontrará restaurantes localizados na própria areia da praia e muitos frutos do mar, tendo em vista que ostras e mariscos são a base da região.

Para quem gosta de alimentos frescos, é um prato cheio, já que costumeiramente são vistos os pescadores levando as iguarias que pescaram no mar diretamente para os restaurantes. Como a base de propriedades lá é de casas, quem quiser preparar aquele peixinho que é uma receita de família na casa em que está hospedado também pode, pois os pescadores têm como costume vendê-los diretamente para os turistas.

Agora, se você quer aproveitar para comer outros tipos de comida, Florianópolis está a 25 km da Praia do Forte e tem opções como o Blackpot, localizado em uma área central da capital. O restaurante oferece fondue, boas cervejas e ótimos vinhos, tudo para uma noite especial e prazerosa depois um dia de muita praia e sol! Uma opção diferente e deliciosa.

 

5. Praias próximas que merecem ser visitadas


 

Além da capital que é super perto, a trinta minutos da Praia do Forte, há duas outras que estão coladas com o local e que são opções mais agitadas, ideais para quem quer um dia a calmaria na Praia do Forte e, no outro, um dia com mais badalação.

 

Jurerê Internacional

 

Começando por Jurerê Internacional, praia que já ganhou muitos destaques em nível nacional devido à badalação própria de lá, suas mansões e carros de luxo, aspectos que renderam à praia o apelido de Miami Brasileira.

Para quem quer respirar um pouco de glamour, é um ótimo passeio. Na beira da praia, além da agitação, ganham destaque aspectos como as ondas longas e calmas, a areia fina e amarela clara, bem como o mar morninho. A praia toda tem uma extensão de aproximadamente 3,2 km com faixa de areia que varia entre seis e 80 metros de largura.

 

Daniela

 

Assim como Jurerê, Daniela também faz divisa com a Praia do Forte. A formação geográfica da praia impressiona por si só. É uma ponta de areia com vegetação que se estende ao mar, avançando sobre as águas. Uma beleza para quem quer ter fotos que sejam dignas de cartões postais.

A praia mescla casas simples e tradicionais com residências de luxo. É uma boa pedida para quem quer aproveitar a natureza e caminhar na praia. Assim como a Praia do Forte, a Daniela também conta com um mar calmo, entretanto, exige cuidado em uma certa parte em função da corrente submersa que pode afastar banhistas para o meio do canal, longe da praia. E como os salva-vidas só se encontram na área em alta temporada, em outros períodos atenção redobrada é necessária.

 

6. Recapitulando tudo sobre a Praia do Forte


 

A Praia do Forte é um destino realmente repleto de encantos!

Agora que você já sabe mais sobre ela, confira nossa recapitulação para não se esquecer de nenhum detalhe:

Agora é sua vez!

Agora que você já conheceu tudo sobre a Praia do Forte, o que acha de incluir esse destino em sua wishlist de viagem? Com certeza você vai aproveitar e muito cada uma das atrações dessa praia maravilhosa e se apaixonar por ela, assim como a gente!

Ah, e quando conhecer o local, não deixe de compartilhar com a gente um pouco da experiência – estamos ansiosos para saber o que você vai achar! Escreva tudo aqui nos comentários, ok?

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Basta escolher sua rede social favorita e clicar no link abaixo!

Eles irão adorar conhecer mais sobre esse destino turístico!

E, claro, se no meio do caminho você decidir dar uma passadinha em Florianópolis, não deixe de vir conhecer o Blackpot. Você vai adorar o nosso espaço e a variedade de nossos fondues. Aguardamos a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.