Um dos locais que mais atraem turistas em Florianópolis é a praia de Canasvieiras. Ela lota de turistas durante a temporada, principalmente por suas diversas atrações para todos os gostos.
Como esse é um dos destinos mais movimentados da ilha durante o verão, atividade é o que não falta para quem visita o local. Desde passeios de barcos, passando por mergulhos em ilhas com natureza exuberante, até terminar a noite em algum bar da região.
Quando você estiver por lá, vai reparar na quantidade de turistas estrangeiros, especialmente da América do Sul. Então prepare-se para ouvir muito espanhol, especialmente nos bares e restaurantes da região.
Neste texto, nós vamos mostrar as seguintes características de lá:
- A praia de Canasvieiras
- Passeios de escuna
- Ilha do Francês
- Mergulho na Ilha do Arvoredo
- Praias ao lado
- Noite
Pronto para descobrir mais sobre a praia de Canasvieiras?
1 – A praia de Canasvieiras
Chamada popularmente de Canas, o local possui uma areia bem fininha e um mar com águas muito calmas, quentes e de tom esverdeado, que faz sucesso entre famílias com crianças e aqueles que não curtem águas tão agitadas.
Ela é uma praia com mais ou menos 2 km de extensão e com faixas de areia entre 8 e 60 metros.
Lá você encontra uma ótima infraestrutura com quiosques, vendedores ambulantes e restaurantes bem perto da praia para almoçar. Há também uma ducha paga para os que querem tirar um pouco do sal do corpo.
Essa é uma ótima praia para família com crianças e para quem quer curtir muitas atrações em um só dia, como passeios de caiaque, barco, banana boat e esportes diversos.
2 – Passeios de escuna
Os dois principais locais de saída de passeios de escuna em Florianópolis são o centro e a praia de Canasvieiras.
O ponto de saída dos passeios em Canas fica no lado direito da praia. Lá é possível embarcar nas escunas que fazem os roteiros mais famosos da região, que vão para as ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande.
No trapiche, você pega uma embarcação que passa pelas praias do Forte, Jurerê e Daniela. Depois disso, o passeio parte para a ilha de Anhatomirim, parando para visitar a Fortaleza, contorna a baía da Armação da Piedade, passa pela Ilha do Francês para um banho rápido e retorna a Canasvieiras. O passeio dura entre 5 e 7 horas e é o mais procurado pelos turistas.
Além dessa opção, é possível embarcar em um barco pirata, que possui shows, bar e faz paradas em pontos turísticos que são mostrados por guias preparados. Há programações que duram em média 3 horas e passam pelas praias de Jurerê, Forte e Ilha do Francês.
As opções são diversas, agradando quem quer um passeio mais curto ou mais longo, basta escolher.
3 – Ilha do Francês
A ilha do francês é uma pequena enseada que fica a 1 km da costa, com natureza super preservada e uma paisagem exuberante. Não é à toa que é parada obrigatória para os passeios de escuna e barco pirata.
A história do nome do local é bem peculiar, antigamente ela se chamava ilha de São Francisco de Paula, mas passou a ter o nome atual porque um francês comprou o pedaço de terra e viveu lá por muito tempo.
É possível chegar até ela de barco, caiaque, ou até mesmo a nado, para aqueles que possuem um bom preparo físico.
Ela não costuma ser frequentada por muita gente, e também não há ambulantes por lá. O mais legal da ilha é curtir os 60 metros de praia e aproveitar para realizar um mergulho de superfície no local, observando a vida marinha.
4 – Mergulho na Ilha do Arvoredo
Os mais aventureiros podem aproveitar a visita à Canasvieiras e ter uma experiência única: praticar um mergulho na ilha do Arvoredo, que possui certificado de excelência do TripAdvisor.
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que fica a 11 km do norte de Florianópolis, é reconhecida como um dos melhores locais para mergulho na região. A ilha não está aberta para visitação, então a única forma de conhecê-la é por meio do mergulho com empresas credenciadas.
Há duas principais escolas em Canasvieiras que realizam a atividade. Você pode procurar pela Acquanauta ou pela Parcel Dive Center para confirmar se as condições climáticas do dia são ideias e então reservar algumas horas do seu dia para o passeio.
A beleza no fundo do mar é incrível, com tartarugas, cardumes, corais, cavalo marinho e estrela do mar. Um mergulho na Ilha do Arvoredo tem tudo para ser um dos momentos mais inesquecíveis da sua viagem.
5 – Praias ao lado
As duas praias que ficam ao lado de Canasvieiras são: Cachoeira do Bom Jesus e Jurerê Internacional.
A praia de Jurerê Internacional, uma das mais famosas de Florianópolis, é conhecida por seu luxo e exuberância das mansões. Estando lá, não deixe de visitar o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto cheio de shows e atrações.
Já a Cachoeira do Bom Jesus é uma praia muito parecida com Canasvieiras, mas um pouco menos badalada. As águas também são calmas e o tom esverdeado é permanente. É possível chegar até lá caminhando pela praia de Canasvieiras.
6 – Noite
Canasvieiras parece uma cidade a parte de Florianópolis. O bairro tem infraestrutura para que quem se hospede por lá, ou em algum dos hotéis da região, não precise se deslocar por nenhuma necessidade.
À noite você encontra um comércio muito agitado composto por lojas com souvenirs, produtos de praia, como biquínis e cangas, artesãos e artistas vendendo seus produtos e suas artes pelas ruas de Canasvieiras.
Isso tudo faz com que muita gente prefira apenas passear pelo comércio à noite, já que as ruas ficam bem movimentadas.
Mas a vida noturna da região também conta com muitos bares, principalmente com sinuca, e boates. Quem busca por festas mais famosas, também pode dar um pulo na vizinha Jurerê Internacional e curtir as baladas por lá.
Resumindo
Quem visita Canasvieiras pode aproveitar:
- A infraestrutura da praia, que é calma e possui atrações para todos os gostos;
- Os passeios de escuna, que passam por praias da ilha e pelas fortalezas históricas;
- A Ilha do Francês, que fica a 1 km da praia e pode ser visitada por meio de barco, caiaque ou até mesmo a nado;
- A Ilha do Arvoredo, por meio de um mergulho com empresas especializadas;
- Curtir a noite em algum dos bares ou baladas do bairro;
- Passear nas praias ao lado de Canasvieiras: Cachoeira do Bom Jesus ou Jurerê Internacional.
Bateu aquela fome depois de curtir um dia intenso na praia de Canasvieiras? Venha provar a fondue do Blackpot, prometemos que a sua viagem irá ter um novo sabor!