Floripa não é a ilha da magia à toa. Os turistas que escolhem passar o verão na cidade têm diversas opções de passeios em Florianópolis, incluindo tours a pé ou de ônibus, passeios gastronômicos, de barco e trilhas.
Basta escolher a atividade desejada no dia e partir para conhecer um canto maravilhoso da cidade. Mas com tantos locais para descobrir, como decidir quais valem a pena? Para te ajudar, nós fizemos esta pequena seleção.
Neste artigo nós vamos te mostrar:
Pronto para decidir por onde passear na ilha?
1 – Tours pela cidade
Uma ótima forma de conhecer qualquer cidade é por meio de passeios a pé ou de ônibus, especializados em mostrar os pontos turísticos locais. Em Floripa, você encontra ótimas opções em ambos.
Floripa By Bus
O Floripa By Bus é para quem quer conhecer o máximo de pontos turísticos em um dia. Há três opções de roteiro que variam de R$ 50 a R$ 100: Todo sul, Toda ilha e Luzes da cidade.
O primeiro percorre parte do centro histórico, passando pelo mercado público, pela cabeceira da ponte Hercílio Luz e vai em direção ao sul da ilha para visitar o manguezal do Rio Tavares, o Ribeirão da Ilha, algumas praias famosas da região e a Lagoa do Peri.
O segundo é mais completo, além do centro, passa pelo leste da ilha, na Lagoa da Conceição, vai para o norte, visitando praias como Jurerê Internacional e Canasvieiras, terminando com a rota de Santo Antônio de Lisboa e Cacupé.
O Luzes da cidade é um pouco diferente. Ele mostra a orla de Coqueiros, a avenida Beira-mar continental e a praia de Itaguaçu, finalizando com um passeio a pé pela praça XV de Novembro, onde se encontra a Figueira centenária da cidade.
Walking tours
Quem gosta de caminhar e conhecer um pouco mais sobre a história local, pode escolher algum dos walking tours disponíveis na ilha.
O Guia Manezinho realiza passeios no esquema PQQ (pague quanto quiser). Ele mostra a história e cultura da ilha em roteiros no Centro, em Coqueiros, Santo Antônio de Lisboa e um especial em Itaguaçu, onde ele narra lendas de bruxas a partir dos contos de Franklin Cascaes.
Já o Floripa Dazantiga possui roteiros culturais alternativos. Um dos mais famosos é o “Floripa Misteriosa”, onde a guia conta histórias macabras do centro da cidade, inspirado em um tour de Buenos Aires que é feito no famoso cemitério da Recoleta.
2 – Passeios gastronômicos
É impossível vir para Florianópolis e não se deliciar com as opções de restaurantes que temos por aqui. Há três rotas principais que são consideradas vias gastronômicas: Coqueiros, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição. Além dessas, o centro é uma parada obrigatória no quesito culinária.
No centro de Florianópolis, é possível conhecer restaurantes árabes, japoneses e italianos. Mas quem busca uma experiência única de sabor, pode experimentar o fondue aqui do Blackpot, que possui uma sequência com carnes especiais como lula, camarão e salmão, além de deliciosas opções com queijos e chocolates especiais.
Quem quer saborear as melhores ostras da cidade, pode visitar o Ribeirão da Ilha e experimentá-las em restaurantes como o famoso Ostradamus.
Na orla de Coqueiros, há opções que vão desde hambúrgueres artesanais, passando por coxinhas gourmet, restaurantes mexicanos, peruanos e orientais. Os destaques ficam para os bares locais, como o Coza Nossa e o Zé Mané, inspirados na cultura da ilha.
Na Lagoa da Conceição também há diversos restaurantes com temática internacional, mas os principais da região são os que servem camarão e frutos do mar, principalmente na Avenida das Rendeiras.
3 – Lagoa do Peri
O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui estrutura para quem quer passar o dia todo por lá, com mesas para famílias fazerem um piquenique e restaurante e lanchonete para aqueles que não querem se preocupar com a alimentação.
A Lagoa do Peri é um encanto à parte. Ótima para as crianças e cheia de atividades para os adultos, lá é possível alugar um stand up paddle, caiaque ou pedalinho para aproveitar o dia na água.
Quem gosta de se aventurar, pode fazer uma das trilhas disponíveis dentro do parque, entre elas está o caminho da Gurita, que leva até a cachoeira do Peri.
Esse também é um passeio perfeito para depois de um dia de praia, aproveitando o fim de tarde nas águas doces da Lagoa do Peri.
4 – Trilhas
Floripa é uma cidade cheia de natureza intocada e não há nada melhor do que explorar um pouco dessa beleza via trilhas.
Entre as mais famosas, podemos destacar três, de nível fácil a difícil:
Naufragados
A trilha de Naufragados é fácil e leva em média 50 minutos. Por meio dela, você chega na praia dos Naufragados, acessível apenas por trilha ou barco.
Ela é famosa por ser a “última” praia da ilha, o que significa que ela está localizada no extremo sul da cidade.
Lá há alguns pequenos restaurantes, que não costumam aceitar cartão. Se bater a preguiça na volta, é possível pagar a travessia para um pescador local que te trará em seu barco.
Barra da Lagoa – Galheta
Para quem está disposto a encarar uma trilha de dificuldade média, recomendamos a que vai da Barra da Lagoa até a Galheta.
Nessa trilha, você pode visitar o farol da Barra, que está a 200 metros de altura e possui uma vista maravilhosa, onde você consegue observar as praias da região e a Lagoa da Conceição.
O final da trilha de duas horas é na praia da Galheta, de nudismo opcional, mas que tem uma beleza também única.
Lagoinha do Leste
A Lagoinha do Leste é uma trilha de dificuldade alta, mas que com certeza vale a pena ser feita.
Há duas opções de caminho, pela Praia do Matadeiro, de extensão maior, ou pelo Pântano do Sul. A segunda costuma ser mais fácil, porém as vistas mais bonitas estão na primeira.
Ao terminar a trilha, não importa a escolha, você se depara com uma das praias mais famosas, selvagens e intocadas da ilha.
5 – Escunas
Floripa é uma ilha, então nada mais justo do que conhecê-la também pelas águas.
No norte da ilha, você encontra passeios saindo da praia de Canasvieiras, que passa por Jurerê, Forte, Daniela e pela Ilha de Anhatomirim. O ponto alto é a Ilha do Francês, onde a escuna atraca por algum tempo para os visitantes tomarem um banho de mar. O passeio dura em média entre 5h e 7h.
Do centro de Florianópolis, você pode fazer um percurso que passa pela ponte Hercílio Luz, região continental da cidade, praia de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e passeio pelas fortalezas de Anhatomirim e São José da Ponta Grossa.
Recapitulando suas opções de passeios em Florianópolis
Os apaixonados por explorar as cidades que visitam encontram os seguintes passeios em Florianópolis:
- Tours a pé e em ônibus especiais que mostram os principais pontos e a história da cidade;
- Passeios gastronômicos para todos os gostos, no Centro, Ribeirão da lha, Coqueiros e Lagoa da Conceição;
- O Parque Municipal da Lagoa do Peri, com infraestrutura para um dia inteiro de atividades, mas também ideal para quem quer relaxar;
- Trilhas de todos os níveis de dificuldade, incluindo Naufragados, Barra da Lagoa à Galheta e Lagoinha do Leste;
- Passeios de escuna para conhecer a ilha através do mar.
E você, já decidiu o roteiro dos seus passeios em Florianópolis? Não deixe de incluir o Blackpot na sua lista, prometemos proporcionar um sabor inesquecível para a sua viagem!