O sul da ilha é conhecido por abrigar as praias mais selvagens e intocadas de Florianópolis. Com o Morro das Pedras não é diferente. A praia tem um dos mares mais agitados da região e é ótima para quem busca sossego.

Além da praia, na região você encontra um mirante, para observar o mar, a Lagoa do Peri, para curtir o fim de tarde, algumas praias na região, como a Ilha do Campeche, Armação e Matadeiro e também a trilha da Lagoinha do Leste.

Para te ajudar a decidir o roteiro do seu passeio, vamos falar sobre os seguintes aspectos e atrativos:

  1. A praia
  2. Mirante do Morro das Pedras 
  3. Lagoa do Peri 
  4. Praias ao lado 
  5. Lagoinha do Leste 

Pronto para explorar uma das regiões mais exuberantes da ilha?

 

1 -A praia


 

Floripa não recebeu o título de ilha da magia sem motivos. É por ter praias tão belas e distintas como o Morro das Pedras que a cidade ganhou este apelido.

A praia é pacata e vazia, especialmente se compararmos com as mais badaladas de Florianópolis e até mesmo com as vizinhas Campeche e Armação.

Isso ocorre principalmente por causa do mar, um dos mais agitados da cidade, com ótimas ondas para surfistas. É uma praia para quem busca um sossego no meio da agitação.

Possui uma faixa de areia bem fofa, sendo uma praia extensa, com mais de 2 km de extensão e largura entre 5 e 45 metros.

No Morro das Pedras, você não vai encontrar uma boa infraestrutura, então é recomendável que você leve os seus alimentos e bebidas para curtir o dia por lá.

Morro das Pedras - Foto: Herbert Vieira

 

2 – Mirante do Morro das Pedras


 

Separando o Morro das Pedras da Armação fica um costão de pedras onde está localizado um mirante. Lá é possível observar a vista da região e as águas batendo nas pedras, um espetáculo da natureza.

No inverno, entre os meses de julho e setembro, é possível observar baleias bem nesse mirante e na própria região do Morro das Pedras, se você tiver sorte.

Bem próximo ao mirante está localizada a Casa de Retiro Vila Fátima, uma construção que foi feita com pedras extraídas da região e que eventualmente também funciona como um mirante, só que com uma vista bem mais privilegiada.

Foto: Adtormena

 

3 – Lagoa do Peri


 

A Lagoa mais famosa de Floripa é a Lagoa da Conceição, mas a Lagoa do Peri é tão bela quanto e possui diversas atrações para os turistas. Quem visita a região do Morro das Pedras tem como parada obrigatória passar pelo local.

O parque é ideal para um banho de água doce depois de ter aproveitado bastante as águas geladas da praia.

Na Lagoa do Peri, você encontra opções de diversão e passeios para o dia todo. É possível optar desde apenas um banho em um momento de relaxamento até mesmo passear de caiaque, stand up paddle ou pedalinhos.

Há ainda pequenas trilhas dentro do Parque Municipal da Lagoa do Peri, com alguns caminhos maiores, entre eles o caminho da Gurita, que leva até a cachoeira do Peri, .

Quem passa o dia no Morro das Pedras pode optar por almoçar no restaurante que fica localizado dentro do Parque da Lagoa do Peri ou fazer um piquenique ali mesmo.

 

4 – Praias ao lado


 

Como já falamos, as praias da região sul de Florianópolis são as mais selvagens e intocadas, e não é diferente com as vizinhas do Morro das Pedras.

 

Campeche

A praia do Campeche, assim como a Joaquina, faz parte da mesma extensão de areia que o Morro das Pedras, mas diferente desta, a primeira costuma lotar durante o verão. Mesmo lotada, por ter uma faixa de areia larga, é sempre possível encontrar um canto para ficar por lá.

 

Armação

Já a praia da Armação, uma das mais tradicionais da ilha, não costuma atrair tantos visitantes quanto o Campeche. Aproveite para conhecer as iguarias da ilha e provar um pastel de berbigão quando estiver por lá.

 

Matadeiro

Ao lado da Armação, acessível por uma micro trilha, fica uma das mais lindas praias de Floripa, o Matadeiro. Lá há pouquíssimas casas e apenas três opções de restaurante. Pelo Matadeiro, você chega no paraíso particular de Florianópolis: a Lagoinha do Leste.

 

Pântano do Sul

Um pouco mais distante que as praias listadas acima, mas ainda na região sul, fica a praia do Pântano do Sul, famosa por ser uma praia tradicional de pesca, com diversas colônias de pescadores. Lá o mar costuma ser bem mais calmo do que no Morro das
Pedras.

 

5 – Lagoinha do Leste


 

A Lagoinha do Leste é, com certeza, a praia mais surpreendente da ilha. Com uma extensão de 680 metros, uma pequena lagoa de água doce e nenhuma infraestrutura disponível, só os mais obstinados chegam até ela.

Com trilhas consideradas difíceis, mas nada impossíveis, a chegada até ela se dá via Matadeiro ou Pântano do Sul. A primeira opção costuma ser mais longa, mas com vistas mais belas. A segunda é utilizada normalmente na volta, quando já se está mais cansado e leva em média entre 1h e 1h30.

Mas a recompensa pelo esforço é sem precedentes. A Lagoinha do Leste já foi reconhecida como uma das 25 praias mais belas do Brasil pelos usuários do TripAdvisor.

Se você estiver muito casando na volta, é possível pagar um barco para retornar ao Matadeiro ou Pântano do Sul. Vale cada gota de suor para chegar neste paraíso!

Recapitulando


 

Visitar o Morro das Pedras e atrações da região significa se conectar profundamente com a natureza e explorar o que há de mais belo na ilha. Para aproveitar ao máximo:

Não importa o seu roteiro pelo Morro das Pedras, o fim do dia precisa ser tão especial quanto o passeio. Visite o Blackpot para ter um jantar também inesquecível e aconchegante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.