Todo mundo que visita quer saber quais são as melhores praias de Florianópolis. Em meio a mais de 42 praias, no entanto, é uma missão complicada escolher apenas nove belezas. Para ajudar você a fazer a sua lista de praias prediletas na cidade, listamos aqui as nove que consideramos como as melhores da cidade.
Algumas são mais isoladas devido ao seu acesso, outras são queridinhas entre turistas e moradores locais, mas o que todas têm em comum são as vistas impressionantes e marcantes que vão tornar a sua viagem inesquecível.
Neste post você vai descobrir mais sobre as seguintes praias:
- Ilha do Campeche
- Lagoinha do Leste
- Matadeiro
- Brava
- Lagoinha do Norte
- Joaquina
- Galheta
- Campeche
- Solidão
Pronto para desbravar as melhores praias de Florianópolis?
1 – Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche volta e meia aparece nas listas de melhores praias de Florianópolis e até por aqui tem um post especial só para ela. Não cansamos de repetir que ela é um dos paraísos de Floripa que valem muito a pena ser visitados.
Ela é Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional e só é acessível por meio de barco. Lá você pode fazer trilhas terrestres e aquáticas, aproveitar para fazer mergulho de superfície com snorkel (caso você não tenha, normalmente na temporada há aluguel do equipamento) e conhecer a fauna e flora marítima do local.
A Ilha faz muito sucesso pela sua areia muito fina e bem branca, além do mar de uma cor incrível que lembra praias caribenhas. Não tem como não se apaixonar pela Ilha do Campeche!
Clique aqui para ler o artigo completo sobre a Ilha do Campeche!
2 – Lagoinha do Leste
Outra praia apaixonante de Floripa é a Lagoinha do Leste. Eleita como uma das 25 melhores praias do Brasil pelos viajantes do Trip Advisor, ela encanta por sua natureza selvagem e por ser praticamente inexplorada.
A mata atlântica da Lagoinha é única na cidade, assim como a beleza da praia, que tem uma lagoa de água doce, fazendo jus ao nome.
O acesso é possível por duas trilhas, a do Pântano do Sul, que leva em média uma hora, e a via Matadeiro, um pouco mais longa e que dura mais ou menos três horas. O caminho não importa, já que o destino é um dos locais mais especiais de Florianópolis.
3 – Matadeiro
Se você visitar a Lagoinha do Leste, aproveite para passar no Matadeiro na ida ou na volta. A praia tem conquistado muitos turistas estrangeiros nos últimos anos e não é por acaso. Ela é acessível por uma micro trilha a partir da praia da Armação e quase não há casas ou restaurantes por lá.
Muitas famílias com crianças têm optado por passear pelo Matadeiro. Se for dia de lua cheia, aproveite o entardecer e o início do anoitecer para observar o espetáculo que é o nascer da lua na praia.
4 – Brava
Partindo para o norte da ilha a próxima parada obrigatória para quem quer conhecer as melhores praias de Florianópolis é a praia Brava. O nome já indica que o mar é agitado, apesar de não ser o mais revolto da ilha.
A praia é ótima para surfistas e é cheia de festas com DJs durante a temporada. Outro ponto forte dela é o fato de ter três estacionamentos gratuitos nas entradas da praia. Os restaurantes não são tão próximos, mas há vários quiosques durante o verão.
Aproveite o passeio ao local para parar no mirante e observar a vista panorâmica da Brava. A paisagem é tão bela que lá é um dos principais locais de partida de voos de parapente na cidade.
5 – Lagoinha do Norte
Perto da Brava está a Lagoinha do Norte, que também mostra sua maior característica no nome. A praia é quase uma lagoa de tão parada que a água é, o que a torna muito atraente para famílias com crianças.
Ela tem característica de enseada, isso porque é protegida por dois costões e possui uma faixa curta de areia, ao todo são 760 metros. Mas o mar, de um azul esverdeado belíssimo, vale a pena a disputa por um lugar na faixa de areia. Sucesso entre estrangeiros e brasileiros, ela é ótima para relaxar e não se preocupar com o mar.
6 – Joaquina
Ao contrário da Lagoinha do Norte, a Joaquina é uma praia perfeita para o surf, inclusive já sediou diversos eventos esportivos, como por exemplo uma etapa do circuito mundial de surf. A praia é democrática e atrai muitos jovens e famílias.
Muitos preferem a praia Mole na região da Lagoa da Conceição, também pico dos turistas, mas decidimos escolher a Joaquina especialmente por causa das dunas que ficam ao lado da praia. Lá você pode praticar sandboard e ainda aproveitar para admirar a imensidão da natureza.
7 – Galheta
Ao lado da praia Mole e com um mar bem mais calmo que a vizinha, a Galheta é uma praia de nudismo opcional, então prepare-se para encontrar, eventualmente, alguém sem roupas.
Ela é acessível por uma micro trilha que leva entre dez e quinze minutos. A Galheta é uma praia muito preservada porque faz parte do Parque Municipal da Galheta.
Mais ou menos no meio da praia há um cano de onde sai água potável e que pode ser utilizado como ducha depois daquele banho de mar. No verão, há um ou dois quiosques vendendo lanches e bebidas, fora da temporada a praia é praticamente deserta.
8 – Campeche
O Campeche é uma praia imensa, com 3,5 quilômetros de extensão, ou seja, ótima para quem busca mais espaço. De lá saem barcos para a ilha do Campeche, uma boa oportunidade para conhecer duas belezas em um só dia.
Mas a praia do Campeche é excelente para quem quer passar o dia todo. Há diversos restaurantes na região e boas opções para quem busca frutos do mar. O mar da praia é relativamente agitado, mas com algumas partes mais calmas, local ideal para prática de surf e kitesurf.
9 – Solidão
Apesar do nome sugestivo, a praia da Solidão tem recebido cada vez mais visitantes. Ela fica no extremo sul da ilha, a 36 quilômetros do centro de Florianópolis.
O mar não é dos melhores para crianças, há algumas ondas, mas em geral não tão agitadas quanto praias como Joaquina e Brava.
Antigamente ela era chamada de praia do Rio das Pacas, devido ao pequeno rio que corta a praia. Ela é uma das mais belas da cidade por ser praticamente intocada.
O sossego é o ponto alto dela, além da cachoeira da Solidão, acessível por trilha que leva em geral meia hora, basta seguir as plaquinhas para chegar nela.
Resumindo as melhores praias de Florianópolis
Deu vontade de conhecer todos esses paraísos? Para não se perder e conhecer as melhores praias de Florianópolis, visite:
- Campeche, Solidão e Matadeiro no sul da ilha;
- Também no sul da ilha, faça uma trilha e chegue na Lagoinha do Leste ou aproveite para passear de barco até a Ilha do Campeche;
- Joaquina e Galheta no leste da cidade;
- Brava e Lagoinha no norte de Floripa.
Depois de visitar tantas praias maravilhosas, que tal jantar em um lugar igualmente mágico? Reserve sua ida ao Blackpot!