Florianópolis, capital de Santa Catarina, 450 mil habitantes e muitas histórias para contar. A começar por aquela do apelido de ilha da magia. As belezas naturais, o folclore local e a cultura manezinha (apelido da comunidade local) colaboram para esse título.

A ilha da magia oferece diversos atributos além das estonteantes praias. Aqui você pode curtir muita natureza, cultura, parques, teatros e vida noturna.

Para saber mais sobre porque Florianópolis é a ilha da magia e o que fazer por aqui, vamos te mostrar neste artigo:

  1. Praias
  2. Belezas naturais da Ilha da Magia
  3. Cultura local
  4. Museus
  5. Parques 
  6. Teatro e vida noturna 

Preparado para conhecer as magias da ilha?

 

1 – Praias


 

Em Florianópolis há mais de 42 praias para você se esbaldar. Há balneários com água mais calma, em geral os que estão de frente para a área continental da cidade, há outros com mar mais agitado, ótimos para o surf. Algumas praias são acessíveis somente por trilha ou barco, tornando a aventura maior ainda.

O fato é que o título de ilha da magia não deriva só dos causos e lendas de bruxas e lobisomens, mas também de todas essas belezas e vegetação local.

A ótima qualidade de vida da cidade e a boa infraestrutura, com hotéis e pousadas para todos os tipos de turistas, também fazem parte do encantamento de Floripa.

 

O Pequeno Príncipe na ilha da magia

As belezas de Florianópolis já conquistaram até mesmo autores internacionais, a exemplo do autor da obra O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint Exupery. De acordo com registros históricos, ele esteve aqui entre 1920 e 1940 e ficou conhecido entre os pescadores da cidade como Zé Perri.

Como os voos da França pousavam no sul da ilha, perto da ilha do Campeche, Zé Perri teve uma conexão maior com o local, que hoje tem nomes de ruas em homenagem ao escritor, como a própria Avenida Pequeno Príncipe.

 

2 – Belezas naturais da Ilha da Magia


 

Além de todas as praias, Floripa ainda tem trilhas, morros, mirantes e duas lagoas, a da Conceição, maior e de água salobra, e a do Peri, no sul da ilha com água doce.

Para quem busca um contato maior com a natureza, há em Florianópolis diversas cachoeiras para você conhecer. Entre as mais conhecidas estão a da Solidão, no sul da ilha, a da Costa da Lagoa, a do Peri e a do Poção, muito próxima do centro da cidade.

Isso sem mencionar as cachoeiras mais escondidas que só os nativos ou moradores de longa data conhecem. O fato é que cada um desses lugares também colabora com o título de ilha da magia.

Um ótimo passeio para conhecer mais as belezas da ilha é passar um dia no Parque Municipal da Lagoa do Peri,  alugar um stand up paddle ou caiaque para passear pela lagoa e fazer a trilha da Gurita, que tem como ponto alto a cachoeira do Peri.

 

3 – Cultura local


 

A cultura local é um dos pontos fortes para que Florianópolis seja conhecida como ilha da magia. O folclore daqui provém muito da cultura açoriana.

Contam as histórias dos ilhéus que os colonizadores que vieram da ilha de Açores de Portugal trouxeram consigo bruxas nos navios, o que foi suficiente para que várias lendas povoassem a cidade.

Um dos mais famosos contadores de história de Floripa é Franklin Cascaes, que desenhava e traduzia em palavras escritas as lendas que ouvia dos nativos da ilha, ou manezinhos como muitos costumam chamar.

Quem quiser conhecer mais da obra de Cascaes pode visitar sua exposição permanente no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

4 – Museus


 

Para quem quer aprender mais sobre a cultura local ao visitar Florianópolis, há alguns museus importantes na cidade. O mais famoso deles é o Museu Cruz e Sousa que fica no Palácio de mesmo nome. Ele foi construído em meados do século XVIII e serviu como casa de governadores até 1984.

Recebeu esse nome em homenagem a um importante poeta catarinense e hoje abriga documentos históricos, mobiliário, esculturas, pinturas, fotografias, armamentos, entre outros.

Outro museu importante no centro da cidade é o Museu Victor Meirelles, que está instalado na antiga casa do pintor, um sobrado luso-brasileiro construído no final do século XVIII no centro de Florianópolis.

Além de observar a arquitetura rara na cidade, lá é possível admirar obras do pintor como “A Primeira Missa no Brasil”, sua peça mais popular e que é reproduzida em livros de arte, selos e cédulas.

Além desses museus, outros que valem a visita são o Museu de Arte de Santa Catarina e O Mundo Ovo de Eli Heil.

 

5 – Parques


 

Os parques da cidade costumam ser mais visitados pelos moradores e não tanto por turistas. Mas se um dia você estiver com vontade de conhecer um pouco mais do cotidiano de Floripa, é possível visitar o Parque de Coqueiros e o Horto Florestal.

O maior parque da cidade fica na área continental, no bairro de Coqueiros. Lá há pista corrida, com área para bicicletas, alguns equipamentos para exercício físico e um enorme espaço amigável para cachorros.

Já o Horto Florestal do Córrego Grande chama mais atenção pelos animais presentes, como jacaré e tartarugas no lago, coelhos, galinhas, gansos, jabutis e muitos saguis que ficam passeando entre as árvores.

Quem frequenta os dois parques são famílias com crianças atrás de atividades ao ar livre ou pessoas praticando esportes.  As crianças costumam amar o horto.

 

6 – Teatro e vida noturna


 

A Ilha da Magia também tem opções teatrais e de vida noturna intensa para quem busca essas alternativas.

Os principais teatros da cidade são o Teatro Governador Pedro Ivo, o Teatro Álvaro de Carvalho e o Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde também está localizado o Museu de Arte de Santa Catarina.

Os espetáculos vão desde peças teatrais até shows nacionais e locais. A cidade já foi sede de diversos festivais de teatro e é o principal local do Festival Internacional de Teatro de Animação, o Fita Floripa. Consulte a agenda de espetáculos quando estiver na cidade e aproveite para conhecer a vida artística local.

Aproveitamos a oportunidade para lembrar que aqui no Blackpot contamos com a Cinema Promo! Se você vai aproveitar algum teatro ou até quem sabe um cineminha, essa é a promoção perfeita para você aproveitar depois do espetáculo! 😉

Já a vida noturna de Florianópolis costuma ser bem agitada para quem busca festas e eventos. As festas mais famosas ficam em Jurerê Internacional e incluem a Pacha, o P12 e o Café de la Musique, com shows e  festas para quem gosta de música eletrônica, sertanejo, samba e outros ritmos.

 

Recapitulando tudo sobre a Ilha da Magia


 

A ilha da magia é cheia de surpresas, quem visita pode ter a oportunidade de conhecer não só a natureza mágica, mas a história da cidade.

A cidade atrai turistas não só por suas praias, mas também porque tem um clima de cidade pequena com infraestrutura de capital. Para entender porque do apelido da cidade:

Quer curtir mais da magia da ilha? Faça uma visita aqui no Blackpot e torne sua estadia em Florianópolis ainda mais especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.