O litoral catarinense é cheio de belezas do norte ao sul. Só em Florianópolis são mais de 42 praias que você pode visitar, mas com tantas opções pelo estado fica difícil decidir quais são as melhores praias de Santa Catarina. Para cumprir essa missão, levamos em consideração a beleza do local, a opinião dos turistas, condições da água e preservação da natureza.

As praias escolhidas ficam em Bombinhas, Balneário Camboriú, Florianópolis, Garopaba e Palhoça. Cada uma delas conquista os visitantes por motivos muito distintos, seja pelo isolamento ou pela badalação, pela extensão, pelo mar agitado ou mais calmo.

Neste post, vamos te mostrar porque merecem estar na lista de melhores praias de Santa Catarina:

  1. Estaleirinho
  2. Guarda do Embaú
  3. Praia do Rosa
  4. Sepultura
  5. Mariscal
  6. Ilha do Campeche 
  7. Lagoinha do Leste

Pronto para explorar o melhor do litoral catarinense?

 

1 – Estaleirinho


 

Quem é fã de agito vai se sentir em casa no Estaleirinho, em Balneário Camboriú. A praia faz muito sucesso pelos suas festas, DJs e música nos day-clubs. A costa fica entre duas grandes pedras, o que dá uma sensação maior de isolamento.

A estrutura não é tão boa quanto a de outras praias famosas, mesmo assim você encontra barracas com petiscos e bebidas. O melhor de tudo é que fica a apenas 11 quilômetros do centro de Balneário Camboriú, onde há mais opções de restaurante e diversão.

Para chegar até o Estaleirinho é preciso pegar a rodovia Interpraias, um dos passeios litorâneos mais bonitos de Santa Catarina, ou seja, essa é uma ótima oportunidade para você aproveitar e conhecer melhor o litoral norte do estado.

 

2 – Guarda do Embaú


 

A Guarda do Embaú, localizada no município de Palhoça na grande Florianópolis, é conhecida por ser uma ótima praia para o surf, reconhecida como uma das melhores do mundo para a prática.

A Guarda tem características únicas, como o Rio da Madre, que corta a praia, assim a única forma de acessá-la é cruzando o rio, que não tem uma grande profundidade. É possível atravessá-lo a pé com maré baixa, mas muitos preferem pagar um pequeno barco para realizar a travessia.

A praia também é conhecida pela sua simplicidade, com vários restaurantes e pousadas modestos, porém completos.

 

3 – Praia do Rosa


 

Outro reduto de surfistas é a praia do Rosa em Imbituba, mas não só de praticantes do surf vive a praia. Ela é atrativa para famílias e principalmente casais, isso porque a atmosfera e infraestrutura da região é propícia para momentos mais românticos.

A praia em si tem dois quilômetros de extensão e é cercada por morros de mata nativa. Ela é ideal para quem busca um local agitado e com boa estrutura.

Como as ondas da praia são fortes, faz sucesso a Lagoa do Meio, que é popular entre turistas que não querem se arriscar no mar.

No inverno, é possível observar baleias na costa do Rosa, quando elas aparecem com os seus filhotes.

 

4 – Sepultura


 

Bombinhas faz parte de um conjunto de municípios conhecidos como Costa Esmeralda e é com certeza uma das cidades mais especiais do litoral catarinense.

Das praias de lá, destacamos Mariscal e Sepultura. A história do nome um tanto estranho para uma praia remete a existência da sepultura de um escravo, que em 1840 teria sido morto no local após uma briga.

A praia da Sepultura é uma pequena enseada que possui cor verde esmeralda e águas calmas. O local é propício para mergulho, seja com cilindro ou snorkel. Ela possui apenas 95 metros de extensão e o acesso é por meio de barco ou através de uma trilha de apenas 200 metros, então prepare-se para disputar espaço na areia.

 

5 – Mariscal


 

Localizada também em Bombinhas, essa é uma ótima praia para caminhadas por ser plana e extensa (ao todo são cinco quilômetros), com água limpa e areia branca.

A praia faz sucesso entre famílias, que costumam aproveitar o canto direito, onde há mais bares e restaurantes. Entre os surfistas, o lado esquerdo é o favorito, onde há mais ondas.

Ela possui esse nome porque na década de 1970 um loteamento de Bombinhas ficou conhecido pela quantidade de mariscos no mar e areia.

É importante saber que para entrar em Bombinhas entre os meses de novembro e abril é necessário pagar uma taxa de preservação, que custa R$ 26 para veículos de pequeno porte.

 

6 – Ilha do Campeche


 

Como nós já falamos, a Ilha do Campeche é conhecida como o caribe florianopolitano, e esse apelido não é sem motivo. A água cristalina e calma, propícia para mergulhos, mais a areia fina e claríssima dão o tom da praia.

Queridinha entre os turistas, o acesso é possível via barco, com três locais para embarque: Armação, Campeche e Barra da Lagoa. O preço dos barcos costumam subir durante a temporada.

A Ilha do Campeche é tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, por isso são permitidas no máximo 800 pessoas por dia no local. Se você quer explorar esse pequeno paraíso em Florianópolis, é importante chegar cedo para pegar a embarcação.

Na ilha é possível fazer trilhas terrestres e aquáticas, conhecer pinturas rupestres e oficinas líticas. A praia não oferece muita infraestrutura, há somente um restaurante lá, então programe-se com antecedência.

 

7 – Lagoinha do Leste


 

Eleita uma das dez melhores praias brasileiras pela revista Viagem em 2013 e escolhida pelos viajantes do TripAdvisor como uma das 25 melhores praias do Brasil, a Lagoinha do Leste é acessível apenas por trilhas ou por barco, o que a torna um dos locais mais preservados de Floripa.

Há duas opções de trilhas para quem quer ir, uma via Pântano de Sul e outra via praia do Matadeiro. A primeira é a mais curta e leva em média uma hora, a segunda pode levar até três horas de duração.

O esforço para quem desbrava uma das trilhas é recompensando por uma praia quase deserta com uma lagoa de água doce, ideal para um banho depois de entrar no mar, água perfeita para o surf e uma vegetação única.

No verão, é comum ver pessoas acampando no local. Por ser isolada, a praia não possui estrutura como bares e restaurantes, o que a torna perfeita para quem quer se desligar e curtir a natureza.

 

Recapitulando tudo sobre as melhores praias de Santa Catarina


 

Agora é a sua vez de decidir quais são as melhores praias de Santa Catarina. Para te ajudar a escolher, comece o seu roteiro por:

Ao visitar as praias de Florianópolis, não deixe de conhecer o Blackpot. Prometemos tornar a sua visita ainda mais inesquecível! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.