As comidas de Santa Catarina são tão variadas e ricas como as paisagens e as praias tão famosas da região. Há uma forte influência europeia em grande parte da gastronomia, tanto de italianos quanto de alemães. E, depois de um dia de praia em que é costume comer apenas uns petiscos, provar algo típico da região é uma forma de fechar o dia com chave de ouro e poder dizer para amigos e familiares que aproveitou o passeio em sua integralidade.

É por isso que, neste artigo, iremos mostrar um pouquinho da culinária de Santa Catarina e falar sobre aquelas comidas que você não pode deixar de provar em sua próxima viagem!

Gostou do assunto? Parece interessante? Então, continue lendo para descobrir:

  1. Polenta no fio: uma herança dos italianos
  2. Cuca é pedida para o lanche da tarde
  3. A tradicional tainha
  4. O exótico marreco
  5. Eisbein: uma iguaria de influência alemã
  6. O característico risoto de frutos do mar
  7. O delicioso e versátil fondue

Pronto para o artigo? Então, vamos lá!

 

1. Polenta no fio: uma herança dos italianos


 

A polenta é uma das comidas de Santa Catarina trazidas por colonos italianos que habitavam a região. Dizem que essa tradição tem relação com o dia a dia dos colonos na lavoura e que, ao final da jornada de trabalho, precisavam de uma comida que fosse consistente.

A polenta mais comum por aqui é uma que cozinha por bastante tempo, ficando mais durinha, de tal maneira que pode ser cortada como um fio de algodão, por isso o nome Polenta no Fio.

Ela pode ser encontrada com grande facilidade nos restaurantes localizados no sul do Estado.

 

2. Cuca é pedida para o lanche da tarde


 

Viajando do sul para o norte do Estado, aqui vem uma sugestão para aquele café gostoso no final da tarde. Depois de um dia de praia, um café ou um suco com uma cuca é uma excelente pedida.

A cuca é algo entre um bolo e um pão com uma farofinha sensacional em cima. Além disso, você pode pedi-la com recheio de uva, queijo, abacaxi, bombom e o que mais tiver.

 

3. A tradicional tainha


 

Essa é uma das comidas de Santa Catarina bastante típicas na região, por ser um produto extremamente local. A tainha é um peixe de água salgada e é um dos maiores símbolos do Estado, ou seja, delicia mais que obrigatória em sua próxima viagem!

Esse tipo de peixe pode ser preparado de várias formas – frito, assado na churrasqueira, recheado de ovas. Enfim, as formas são variadas. Em Florianópolis, há lugares espetaculares que servem uma tainha de “comer ajoelhado”.

 

4. O exótico marreco


 

De influência alemã, o marreco é uma ave muito consumida no norte do Estado, quem for para algum dos municípios dessa região não pode deixar de prová-lo.

Como dica, Joinville tem locais que servem um marreco delicioso, então se esse for o seu destino, aguce seu paladar com esse prato mais exótico!

 

5. Eisbein: uma iguaria de influência alemã


 

Ainda falando em influência alemã, é possível encontrar em muitos restaurantes em Santa Catarina o Eisbein. Trata-se de um prato em que o joelho de porco é utilizado como ingrediente principal na gastronomia alemã.

Nessa refeição, ele é cozinhado por aproximadamente cinco horas, e o joelho dianteiro do porco é servido com especiarias, tais como cominho, louro, pimenta da Jamaica, entre outras.

 

6. O característico risoto de frutos do mar


 

Como vimos em uma das dicas anteriores, os frutos do mar são entre as comidas de Santa Catarina o que há de mais típico na região, tendo em vista que o Estado é banhado pelo mar.

Então, uma boa pedida para quem gastou muita energia fazendo trilhas e explorando as belezas das praias catarinenses, é o risoto de frutos do mar. Nele, é possível encontrar deliciosas lulas cortadas em anéis, camarões bem limpinhos e mexilhões na concha – tudo o que há de mais típico na região!

 

7. O delicioso e versátil fondue


 

Quem resiste a um delicioso fondue e, ainda, aquele que agrada a todos inclusive quem não come carne? Depois de um dia de praia ou de compras, um delicioso fondue é uma excelente pedida, além de ser um programa divertido entre amigos – ou bastante romântico para um casal curtir juntinho.

O Blackpot é um restaurante de fondue para pessoas que querem compartilhar momentos prazerosos e comer bem. No cardápio tem diversas opções, tudo feito de forma muito especial para propiciar bons momentos e para aquela felicidade gastronômica.

O restaurante é de fácil acesso, localizado no centro de Florianópolis. Assim, você poderá aproveitar a agitação da capital e ainda fazer uma bela refeição.

 

8. Recapitulando tudo sobre as variadas e deliciosas comidas de Santa Catarina


 

Quando se fala nas comidas de Santa Catarina, há opções para todos os gostos e paladares. Doces, salgados, pratos exóticos: é só escolher o que mais lhe agrada – ou, quem sabe, experimentar um pouquinho de cada!

Agora que você já sabe mais sobre elas, confira nossa recapitulação para não se esquecer de nenhum detalhe:

Agora é sua vez!

Agora que você já conheceu tudo sobre as comidas de Santa Catarina, que tal escolher os pratos e os locais que mais lhe chamaram a atenção? Ficou com água na boca com tantas delícias? Já provou alguma delas?

Ah, e quando experimentar essa culinária tão rica, não deixe de compartilhar com a gente um pouco da experiência – estamos ansiosos para saber o que você vai achar! Escreva tudo aqui nos comentários, ok?

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Basta escolher sua rede social favorita e clicar no link abaixo!

Eles irão adorar conhecer mais sobre as opções de comidas de Santa Catarina!

E, claro, reforçamos o convite para, quando estiver em Floripa, conhecer as delícias gastronômicas do Blackpot. Você vai adorar o nosso espaço e a nossa diversidade de fondues. Aguardamos a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.